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Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 11 Jul 2016, 20:58
por SeuDuke
Todos os dias tenho a infelicidade da moto afogar no transito sozinha quando está em marcha lenta 1 á 3 somente. (embreagem livre (N) ou engatada).
simplesmente ocorre uma falha na bomba de combustivel onde eu nao sei explicar pq 1 afogamentos por dia no minimo mesmo com motor aquecido.
motocicleta roda apenas com combustivel BR shell ipiranga comuns .

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 12 Jul 2016, 08:49
por pabllosimao
SeuDuke escreveu:Todos os dias tenho a infelicidade da moto afogar no transito sozinha quando está em marcha lenta 1 á 3 somente. (embreagem livre (N) ou engatada).
simplesmente ocorre uma falha na bomba de combustivel onde eu nao sei explicar pq 1 afogamentos por dia no minimo mesmo com motor aquecido.
motocicleta roda apenas com combustivel BR shell ipiranga comuns .


Já aconteceu isto comigo, mas na seguinte situação:

Costumo andar somente na estrada e no meio do caminho tem um pedágio, por 2 vezes deixei a moto morrer no momento em que pagava o pedágio com ela engatada 1° marcha e depois disto para ela ligar foi meio tenso, demorou tipo 1 minuto, parecendo que havia afogado.
Mas nunca aconteceu de a moto morrer sozinha estando no neutro.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 12 Jul 2016, 13:46
por Speed
Comigo aconteceu por 4 dias seguidos. Logo de manhã ligava a moto normalmente, andava 10 metros e parava no cruzamento, pronto ela morria.
Aí era uma peleja para ligar novamente.
Então recorri ao manual, lá fala que em caso de falha no motor é necessário repetir exatamente o processo de ignição se não a bomba não injetaria, ou seja:
Página 62 (fala sobre o Sistema de Segurança de Ignição que evita seu acionamento por 5 segundos).

00 - Desliga a moto no botão no TurnOff e desligar a chave.
01 - Ligar a chave;
02 - Botão Turn ON; (Aguardar a Checagem do Painel até a luz vermelha desligar);
03 - pressionar o botão Start

:x

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 27 Jul 2016, 14:50
por Speed
EclypX escreveu:Bom dia.

Estava vendo o vídeo do SeuDuke, e ele reclamou de que a 390 dele tb desliga direto do nada..

O que pude analisar observando o vídeo é que, a ventoínha do radiador dele, liga a cada 1 min, isso em trânsito normal, sem forçar a moto. Isso faz com que o consumo de energia seja muito alto, o que, ao meu ver, está fazendo com que a tensão esteja caindo muito, ao ponto de fazer com que a bomba, que é elétrica, diminua sua velocidade e a pressão tb cai, fazendo com que a moto de vcs esteja morrendo em marcha lenta.

2 coisas, como tenho uma 200 e minha ventoínha quase nunca liga, eu não consigo fazer o teste, precisaria ver pessoalmente pra diagnosticar, mas vcs poderiam testar, como...

Retirando o banco e ligando um multímetro na bateria, na escala de tensão, verificar se, depois de dada a partida, e funcionamento em marcha lenta, até aquecer, pra quanto essa tensão cai quando a ventoínha liga, tenho quase certeza que esse é o problema.

Mas como não tenho como testar, fica aí o desafio pra quem tem uma 390 com esse problema.

BOA!!! Vou testar e posto para a galera...

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 10 Nov 2016, 18:18
por andrej2008
Se a tensão cair ao acionar a ventoinha então é defeito no regulador de tensão, a ventoinha pode ficar armada o dia inteiro que a moto não pode morrer nem diminuir a tensão da bateria, ela tem seus componentes elétricos e mecânicos visando o maior estresse de uso possível.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 04 Abr 2017, 11:37
por fcastello
A minha 390 começou a apresentar esse problema de um tempo pra cá. Ainda estou procurando a causa. Ela sempre morre quando ainda esta fria e após andar uns 10 metros apos ligar. E como sabem é um parto pra ligar ela depois, mesmo realizando o procedimento descrito pelo speed ela ainda teima a funcionar. Lembrando que a ventoinha não esta acionada pois a moto ainda esta fria. :oops:

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 24 Abr 2017, 13:41
por gruggio
fcastello escreveu: ... E como sabem é um parto pra ligar ela depois...



Sobre a questão de ser difícil ligar, você já conferiu a bateria? A minha é 2015 e veio com uma da marca Najja, que não é muito boa não. A minha deu problema na bateria com 10 meses (não segurava carga) e a garantia cobriu uma nova, da marca Yuasa sem custo, nunca mais tive problemas para ligar a moto. Questão dela desligar, comigo ocorre muito pouco, rolava mais no começo. Acredito que isso varia também com a forma como aceleramos a moto.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 06 Jun 2017, 09:11
por fcastello
Bom pessoal depois de algum tempo, percebi que deixando ela aquecer uns 3 minutos antes de sair o problema de ela desligar praticamente desaparece, no entanto em dias de chuva muito forte mesmo deixando ela aquecer ocorre de ela morrer, mesmo depois de um bom tempo com ela rodando. Sobre a bateria, não sei se é o caso de trocar agora.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 07 Jun 2017, 08:17
por Speed
fcastello escreveu:Bom pessoal depois de algum tempo, percebi que deixando ela aquecer uns 3 minutos antes de sair o problema de ela desligar praticamente desaparece, no entanto em dias de chuva muito forte mesmo deixando ela aquecer ocorre de ela morrer, mesmo depois de um bom tempo com ela rodando. Sobre a bateria, não sei se é o caso de trocar agora.


Tava pensando aqui, já tentou trocar de posto ou tipo de gasolina para testar?

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 07 Jun 2017, 11:06
por Sérgio
Tenho a 390 e nunca me ocorreu este problema !

Sempre espero a moto aquecer uns três minutos conforme foi informado consta isto no manual.


Uso gasolina Petrobras Podium mesmo sobre chuva nunca tive problemas é possível que seja a gasolina

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 07 Jun 2017, 18:11
por FernandesSousa
Pessoal ... Tenho uma Duke 390 e tenho constume pela manha, antes de sair, deixar ela ligada para aquecer e lubrificar o motor. No entanto ocorreu dela afogar algumas vezes e percebi que estava acelerando pouco em baixa rotação e velocidade incompatível, ai a moto morria. Quanto ao combustível só utiizlo a gasolina aditivada. A gasolina comum é ruim, tem muitas impurezas e a moto engasga muito. Essa é a experiencia que tive. Fuuui.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 19 Jun 2017, 21:14
por rick.braz
Já aconteceu comigo 2 vezes, em uma semana de uso. Hoje aconteceu e quase cai com o solavanco que ela deu. A moto deu uma travada brusca e religou sozinha. Muito chato isso.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 30 Nov 2018, 12:08
por Gerson
Boa amigos, sou do rj e tenho uma 390. Paro no sinal e na hora de arrancar, em algumas vezes, ela estoura e pára, fica tipo afogada, dou na chave até ela pegar, não tinha visto o procedimento mencionado acima. Tem acontecido muito. Depois de quente, em marcha lenta, com a ventoinha ligada, começa a falhar, vou verificar a voltagem da bateria nesse momento. Mas no sinal, estourar, é um problema que não sei diagnosticar. Fui ver a vela q estava, tinha que ter entre os eletrodos 0,8 e estava com o dobro disso, coloquei uma vela nova. Notei tb que a tampa do filtro de ar estava quebrada, deve ser pelos estouros, deve dar algum retorno e quebrou a tampa. Corrigi a tampa, troquei a vela, mas depois de quente e com a venotoinha ligada, falha muito. Alguém poderia dar um palpite para eu verificar. Obrigado.

Re: Problema na BOMBA DE COMBUSTIVEL DUKE 390

Enviado: 04 Mar 2019, 12:29
por Robert2
GALERA , INCRIVEL mas estava com minha DUKE 200 feliz da vida. Fui pegar a 390 e só dor de cabeça. Não imaginava que era tão instavel.
Ela anda pra caramba mas em baixa é um lixo. Trupica, morre e demora a pegar, gasta mais, esquenta absurdo apesar de ter MOCOOL e eu ter tirado a grade de plástico dianteiro do radiador, liga a ventoinha toda hora, enfim arrependi de ter trocado.
SERÁ QUE A MODELO 2019 É ASSIM ?
E me ajudem por favor ela morre e demora a pegar e esquenta muito isso é normal pois a minha 200 quase nunca ligava ventoinha.