Vicks7 escreveu:Comprei um Spal para resolver isso. Em 2015 KTM resolveu trocar o design do ventilador para direcionar o ar quente do radiador mais para baixo porque os caras na Índia que rodam com shorts estavam reclamando que o ar estava queimando as pernas deles. Mas esse novo design e bem menos eficiente. Da uma olhada no fórum Duke390 nos Estados Unidos. Parece que muitas pessoas resolveram fazer isso e não tem mais problemas. Desculpe para meu português. Sou inglês mas moro em São Paulo. Meu mecânico vai instalar hoje e também trocar o aditivo para Motul Zero.
Bacana em, depois posta aqui no fórum as fotos do SPAL instalado. Provável que vá diminuir o tempo que ela fica ligada.
Tive problema no passado com a ventoinha também, o motorzinho perdeu a força, rodava bem devagar a ventoinha fazendo com que ela não desligasse nunca. a Concessionária trocou na garantia.
Acostumei com a Ventoinha ligando direto, as vezes nem desliga. Depende muito de quanto se acelera e quanto calor está fazendo no dia.
Na minha experiência com a Duke, o normal dela é o seguinte:
Pior dos cenários:
rotações altas (acima de 7.000 RPM) + transito (cidade) + clima quente. Isso é pedir pra ventoinha não ter descanso...
Melhor cenário:
Baixa rotação, (entre 6.000 e 8000RPM) + pista livre (rodovia). Nesse caso, não importa o clima, ela só vai ligar se vc parar em algum trânsito.